Como estudar?

Você estudou horas a fio, e no final das contas, parece que todo o conteúdo se perdeu em sua mente. Ou você definitivamente decidiu estudar a matéria acumulada, mas não conseguiu focar e se distraio por completo. Você já passou por algumas dessas situações? É muito provável que sim. Mas fique tranquilo, pois a seguir, você irá conferir dicas infalíveis para estudar e aumentar o seu desempenho.

Ter um bom aproveitamento nos estudos é muito importante, não apenas para absorver conhecimento, mas também para a vida profissional. Com tantas distrações e tecnologias a nossa volta, se concentrar por completo nos estudos se torna uma tarefa difícil. Mas através de técnicas simples, você será capaz de estudar de maneira eficaz e alcançar seus objetivos. Quer saber como? Então confira a seguir 7 dicas para estudar:

1) EXPLIQUE O CONTEÚDO PARA SI MESMO

Uma ótima forma de memorizar e se certificar de que todas as informações estão claras e organizadas em sua mente, é explicar em voz alta o conteúdo a si mesmo.

Isso faz com que você verbalize e escute em sua própria voz o conteúdo, fazendo com que as informações cheguem por vias diferentes até seu cérebro melhorando a aprendizagem. Se você se sentir a vontade, pode explicar o conteúdo para um colega ou um familiar também. Isto sem dúvida irá melhorar os seus estudos.

2) ESCREVA O QUE FOI ESTUDADO

Outra forma que te ajuda a melhorar os estudos é escrever os conteúdos aprendidos. Isto auxilia na memorização e também na organização das informações. Mas não pense que escrever no computador terá o mesmo efeito. O mais ideal é o bom e velho lápis e papel.

De acordo com neurologistas, a escrita cursiva é muito mais eficaz para a aprendizagem do que escrever em aparelhos eletrônicos como computadores e celulares. Isto porque quando você transfere as informações no papel, mais regiões do cérebro são ativadas e exercitadas, facilitando os seus estudos.

Dicas para estudar

3) DESCONECTE-SE E MANTENHA O FOCO

Faça dos seus estudos um momento sagrado. Deixe o celular longe de seu alcance para você não ter a tentação de ficar conferindo as mensagens enquanto estuda. Isto faz com que você perca o foco e não consiga dar continuidade aos conteúdos.

Se precisar usar o computador, se concentre para ficar apenas nas páginas relevantes e não ficar olhando as notificações das redes sociais. Procure voltar a sua mente complemente aos estudos e por um instante, esqueça o que está ao seu redor. Isto é primordial para estudar de forma eficaz.

4) ESTUDE EM UM AMBIENTE QUIETO E ORGANIZADO

Não importa se o resto da casa está uma bagunça, mas o seu local de estudos deve estar organizado e silencioso. Ter muitas coisas fora do lugar e desorganizas podem dificultar a sua concentração e foco. Além disso, priorize um ambiente livre de barulhos externos, pois um único ruído pode fazer com que você se desvie por completo do andamento dos estudos.

5) ESTUDE EM UM AMBIENTE QUIETO E ORGANIZADO

Se você realmente deseja estudar de maneira eficaz, o faça sozinho. Estudar em grupo só é válido para tirar dúvidas e trocar algumas informações quando todos do grupo já estudaram anteriormente. Estudar sozinho é o mais ideal, pois cada um tem um tempo e forma diferente de memorizar os conteúdos: um é mais visual, outro é mais auditivo, outro mais literal e assim por diante. Além disso, estudar em grupo pode fazer com que o foco seja desviado mais facilmente.

6) PERSISTA EM SEUS ESTUDOS

A falta de persistência nos estudos dificulta muito o aprendizado. Isto porque o conhecimento é construído aos poucos e se você os interrompe por um período, é muito provável que grande parte dele seja esquecido.

Como corrigir isso então?

Reserve um horário de estudos durante o seu dia e faça disso um compromisso. Quanto mais você estuda um conteúdo, mais o seu cérebro entende que aquela informação é importante e passa a armazená-la na memória de longo prazo, transformando informação em conhecimento.

6) DESTAQUE AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES

Estude como um gênio

Quando começamos a estudar, na verdade, parece que todas as informações são importantes e vamos ter que passar marca texto no livro inteiro. De fato, mas priorize marcar as palavras chave que melhor representem aquele assunto. Isto auxilia na memorização e na aprendizagem, pois torna o conteúdo mais visual e enxuto.

7) NÃO SE DESESPERE

Quando temos muito conteúdo para estudar, é normal que bata aquele desespero. Mas saiba que isto é extremamente prejudicial para o seu desempenho nos estudos. Respire fundo se livre do estresse. Quando mais nervoso, pior será a sua memorização. Estude sem pressa e com a cabeça tranquila. Isto sem dúvida fará com que seus estudos rendam mais.

Tenho certeza que essas dicas para estudar melhorarão e muito o seu desempenho! Mantenha o foco e tenho certeza que você alcançará os seus objetivos!

Deixe uma resposta